segunda-feira, 29 de maio de 2017

A festa da Ascensão revela a razão de ser da Igreja



A festa da Ascensão “revela a razão pela qual a Igreja existe”, explica o Papa Francisco: “ A Igreja existe para anunciar o Evangelho! Somente para isso. E também é a alegria da Igreja anunciar o evangelho. A Igreja somos todos nós, os batizados!
O Papa Francisco evocou, de facto, a festa da Ascensão antes da oração mariana do Regina Coeli, ao meio dia, na Praça de S. Pedro, este dia 28 de maio 2017.
Eis a nossa tradução das palavras do Papa Francisco antes da oração mariana.
AB
Palavras do Papa antes da oração do Regina Coeli
Caros irmãos e irmãs, saudações!
Hoje celebramos a Ascensão, que acontece 40 dias depois da Páscoa, em Itália e noutros países.
A página do evangelho (cf. Mt 28, 16-20), que conclui o evangelho de S. Mateus, apresenta-nos o momento da partida definitiva do Ressuscitado de junto dos seus discípulos. A cena situa-se na Galileia, o lugar onde Jesus os tinha chamado a segui-lo e a formar o primeiro núcleo da sua nova comunidade. Agora, estes discípulos passaram pelo “fogo” da paixão e da ressurreição. Na presença do Senhor ressuscitado, eles prostram-se diante dele, mas alguns ainda têm dúvidas. A esta comunidade ainda com medo, Jesus deixa a imensa tarefa de evangelizar o mundo e concretiza esta missão com a ordem de ensinar e de batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (cf. v. 19).
A Ascensão de Jesus ao céu constitui assim o termo da missão que o Filho recebeu do Pai e o iniciar da continuação desta missão por parte da Igreja. A partir deste momento, na verdade, a presença de Cristo no mundo tem por mediação os seus discípulos, aqueles que creem n’Ele e que O anunciam.
Esta missão durará até ao fim da história e beneficiará cada dia da assistência do Senhor ressuscitado, que declara: “eu estou convosco todos os dias até ao fim do mundo” (v.20).
A sua presença traz força nas perseguições, reconforta nas tribulações, e apoio nas situações de dificuldade que a missão e o anúncio do evangelho encontram.
A Ascensão lembra-nos esta assistência de Jesus e do seu Espírito que dão confiança e segurança ao nosso testemunho cristão no mundo. Ela nos revela a razão de ser da Igreja: ela existe para anunciar o Evangelho! A Igreja somos todos nós, os batizados!
Hoje somos convidados a melhor compreender que Deus nos deu a grande dignidade e a grande responsabilidade de O anunciar ao mundo, de O tornar acessível à humanidade. Eis a nossa dignidade, eis a grande honra de cada um de nós, de todos os batizados!
Nesta festa da Ascensão, enquanto olhamos para o céu, para onde o Cristo subiu e está sentado à direita do Pai, firmemos os nossos passos na terra, para continuar com coragem e entusiasmo o nosso caminho, a nossa missão de testemunhar e de viver do evangelho em todos os ambientes.
Mas estamos bem conscientes que isso não depende das nossas forças, da capacidade organizadora ou dos recursos humanos. É somente com a luz e a força do Espírito Santo que podemos realizar eficazmente a nossa missão de fazer conhecer cada vez mais e tornar possível a outras pessoas de fazerem a experiência do amor e da ternura de Jesus.
Peçamos à Virgem Maria de nos ajudar a contemplar os bens celestes que o Senhor nos promete e a nos tornarmos testemunhas cada vez mais credíveis da sua Ressurreição, da verdadeira Vida.
Rainha do céu alegrai-vos, aleluia…
© Tradução ZENIT, P. Joaquim Domingos Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário