quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Dia de Todos os Santos.




O Culto dos Santos e os Mortos

A festa de todos os santos é dia 01 de novembro, mas no Brasil foi transferido para o domingo seguinte, pois não é feriado nesta data e como forma de que todos os fiéis possam participar.
Estamos vivendo a semana das almas. Por decreto do Papa, por indulgências plenárias, do dia 01º a 08 de novembro é a semana das almas, para ganhar para elas indulgência plenária, que é tirar almas do purgatório, pelos méritos de Cristo, e levá-las ao Céu. Isso é verdade de fé!

Os santos são os nossos amigos do Céu. Pouquíssimas vezes um papa proclamou um dogma de fé, na média de 13 e 14 dogmas e, dois mil anos. Toda pessoa que morre perfeitamente santa passa a ver Deus face a face. Isso é dogma de fé. E essas pessoas, em comunhão com Deus no céu, intercede por nós.

No Céu não precisa mais escovar dente, tomar banho, bater ponto... ficará na face gloriosa de Deus louvando-O. Está na oração eucarística: Não cessa de interceder por nós no Céu, tem alguém diante de Deus intercenedo por nós dia e noite. Normalmente os nossos nomes são nomes de santos.

Os santos são exemplos por isso devemos imitá-los, por isso vale a pena ler a vida dos santos.
Quando cultuamos os santos, nós glorificamos a Deus, porque eles só são santos por causa da graça de Deus. O culto ao santo não é adoração, esse culto termina no coração de Deus.

São Pedro Julião Eymard, o santo adorador, diz que Jesus se esconde na Eucaristia para que você tenha a coragem de chegar até Ele, porque se Jesus se apresentar como Ele realmente é, não conseguiríamos chegar junto d’Ele.
Ele se esconde da gente para que não fujamos d’Ele, para que o pecador não tenha medo dele, por isso usamos intercessores lá no Céu, os santos.

Sobre os mortos: 

a Igreja desde os primeiros séculos reza pelos mortos. A Igreja diz que após a morte, cada um de nós somos julgados imediatamente, e temos três destinos diferentes que podemos ir: céu, inferno e purgatório.
Existe o purgatório. Isso é dogma de fé. O purgatório não é lugar, não é espaço... é uma purificação espiritual
Deus sabe que é muito difícil morrermos cem por cento santos, por isso existe o purgatório. Por isso precisamos rezar pelas almas do purgatório. Podemos comparar o purgatório é tipo uma cadeia, em que a pessoa não pode fazer mais nada por si mesma, é a mesma coisa no purgatório, a alma não pode fazer nada por si mesma. Tem valor você oferecer pelas almas dos seus parentes e conhecidos a sua participação na Santa Missa, também o seu rosário.
Você sabia que as almas rezam por nós? Quanto mais você reza pelas almas do purgatório, mas elas rezam por você.
A alma através de Deus recebe o seu pedido. É como se Deus fosse uma fonte de comunicação que recebe o pedido de oração e passa para a alma solicitada. Desde o primeiro século a Igreja acredita nisso. Na eternidade todo mundo conversa com todo mundo ao mesmo tempo, porque na eternidade não tem mais tempo e espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário