quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

A casa de José e Maria em Belém


Sabia que, depois que Jesus nasceu, a Sagrada Família permaneceu um tempo em Belém?

Continuando ao longo da rodovia, dos dois lados se podem ver cemitérios cristãos modernos correspondentes a diferentes ritos. Após  um pequeno trajeto, chega-se a uma capela situada na margem direita. É a “Casa de São José”.
Depois que Jesus nasceu, a Sagrada Família permaneceu ainda algum tempo em Belém, onde ocorreu a circuncisão (Lc 2,21). E, transcorrido o tempo estabelecido pela lei mosaica, a Virgem e São José, com o Menino Jesus, subiram para Jerusalém, a fim de cumprir os ritos da purificação (Lc 2,22). Por outro lado, os Reis Magos teriam visitado o Menino Jesus “na casa” (Mt 2, 11).
Portanto, está provado pelo Evangelho que a Sagrada Família viveu um tempo em Belém depois do nascimento de Jesus. Além disso, o fato de eles terem ficado alojados em uma casa da cidade é muito verossímil. Não existe nenhuma dificuldade na mudança da gruta por uma casa: São José procedia de Belém e, provavelmente, lá tinha parentes ou amigos, que, conhecedores de sua pobreza, foram generosos com ele.
Na Idade Média, houve a tentativa de localizar alguma lembrança de São José em Belém. A busca sempre aconteceu na parte oeste da cidade, entre a Gruta do Leite e o Campo dos Pastores, seguindo uma antiga tradição local.
A fixação da memória ocorreria em meados do século XIV, segundo testemunho dos peregrinos florentinos (Jorge Gucci e Leonardo Frecobaldi). A partir de então, a localização ficou determinada para sempre.
A capela de 1890 foi erguida sobre rocha firme e outras construções precedentes. Ainda hoje se pode ver uma parte da rocha. Atrás do altar também é possível observar um fragmento que pode ter sido do antigo altar. A “Casa de São José” ficou assim marcada com esta capela graças ao legado de Ernestina Audebert. Em 20 de março de 1893, a igreja foi abençoada solenemente.

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário