sexta-feira, 27 de julho de 2018

Como rezar a Coroa das 7 Alegrias de Nossa Senhora


Uma forma especial do Santo Rosário em honra de sete grandes alegrias vividas pela Virgem Santíssima

ACoroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora, chamada também de Coroa Seráfica ou Rosário Franciscano, compõe-se de sete mistérios, com um Pai-nosso, dez Ave-Marias e um Glória ao Pai, em honra das sete alegrias de Nossa Senhora, consubstanciadas nos seguintes principais mistérios:
1. Encarnação do Verbo divino;
2. Visitação da Mãe de Deus à sua prima santa Isabel;
3. Nascimento de Jesus;
4. Adoração prestada ao Divino Infante pelos três reis magos;
5. Encontro de Jesus no Templo;
6. Jubilosa Ressurreição do Salvador;
7. Coroação da Virgem Imaculada no céu.

A história

Em 1442, na época de São Bernardino de Sena, divulgou-se a notícia de que Nossa Senhora teria aparecido a um noviço franciscano, que, desde criança, tinha o costume de oferecer à Virgem Maria uma coroa de rosas.
Depois de entrar na Ordem dos Frades Menores, porém, ele se sentia triste por não poder continuar oferecendo à Virgem os ramos de flores – chegou até a pensar em desistir da Ordem seráfica.
Apareceu-lhe então a Virgem para consolá-lo e indicar-lhe outra oferta diária, que seria para ela ainda mais agradável: ela lhe sugeriu que, todos os dias, rezasse sete dezenas de ave-marias intercaladas com a meditação de sete misteriosos acontecimentos da sua vida que a tinham enchido de alegria.
Teria assim nascido o Rosário FranciscanoCoroa Franciscana,Coroa Seráfica ou Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora.
São Bernardino foi um dos primeiros a praticar e divulgar esta piedosa devoção.
Existem algumas versões das Sete Alegrias que juntam alguns desses episódios da vida de Nossa Senhora, como a Anunciação, a Encarnação de Jesus e a Visitação a Santa Isabel, em um único mistério, de modo a acrescentar depois mais alguns grandes e felizes episódios da história cristã como a Ascensão de Jesus e o Pentecostes. No entanto, ainda que perfeitamente válidas, essas versões popularizadas desde a Idade Média não correspondem ao original Rosário Franciscano.

Como rezar a Coroa Franciscana

1. No primeiro mistério consideramos a alegria de Nossa Senhora ao ouvir do Arcanjo São Gabriel que fora escolhida por Deus para ser Mãe do Salvador.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória
2. No segundo mistério consideramos a alegria da Santíssima Virgem em casa de sua prima Santa Isabel, quando foi pela primeira vez saudada como Mãe de Deus.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória
3. No terceiro mistério consideramos o inefável gozo de Nossa Senhora no estábulo de Belém, quando seu Filho divino nasceu milagrosamente.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória
4. No quarto mistério consideramos a alegria de Nossa Senhora quando os três magos vieram de longe adorar o Menino Jesus e oferecer-lhe ouro, incenso e mirra
1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória
5. No quinto mistério consideramos a alegria de Nossa Senhora quando achou o Divino Menino no Templo entre os doutores.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória
6. No sexto mistério consideramos a alegria e o júbilo da Santa Mãe de Deus, quando, na manhã de Páscoa, viu seu Filho divino ressuscitado e glorioso.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória
7. No sétimo mistério consideramos a maior de todas as alegrias de Nossa Senhora, quando morreu santamente e foi levada aos céus, com corpo e alma, acima dos coros angélicos, à direita de seu Filho divino, que a coroou Rainha dos anjos e dos santos.
1 Pai-nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória

Uma tradição adicional

Segundo uma antiga tradição, Maria Santíssima viveu 72 anos na terra antes de sua Assunção aos Céus.
Por isso, na Coroa das Sete Alegrias, podem-se acrescentar duas Ave-Marias antes de começar as sete dezenas, para que assim se complete uma Ave-Maria para cada ano de vida de nossa Mãe Maria neste mundo.

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário