sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Intercessão top é nas mãos de todos os Santos

Sabe o melhor que a gente pode fazer para garantir uma intercessão top?! Entregarmos nossas orações nas mãos de todos os Santos, especialmente da Virgem Maria.
Marcos, acho uma perda de tempo essas devoções aos santos! Deus fica esperando que a gente converse com Ele, e nós desviamos nossa atenção a outras pessoas no céu! Eu entendo que a Igreja os declara santos, eu sou católico, sabe? Mas concordo que eles são pessoas limitadas e que nada podem fazer sem Deus. Sendo assim, porque não peço diretamente a Ele? Tenho certeza de que ele não precisa de secretários para lhe repassarem os nossos pedidos. Ele é onipotente, oniscente e onipresente!
Carregava essa inquietação há muito tempo e encontrei em um amigo os ouvidos de penico que tanto procurava para ter paciência com meu milhão de dúvidas e questionamentos.
– Ah, ainda bem que você é católico, hein?! William, entenda que pela glória e pela virtude de Jesus, “nos foram dadas as preciosas e grandíssimas promessas, a fim de que assim nós nos tornássemos participante da natureza divina, depois de nós nos libertarmos da corrupção que prevalece no mundo como resultado da concupscência” (Cf. 2Pd 1, 4). Entenda que os santos participam da natureza divina e, por assim dizer, seria incoerente pensarmos no céu como um lugar ocioso onde não há serviço, entrega, comunhão, amor, doação de vida, porque isso tudo faz parte da identidade de Deus! Enquanto houver ovelhas feridas, sem pastor e enfermos em nosso meio, o céu não vai parar um só segundo de nos ajudar!
– Não sei não, Marcos, fico com a impressão de deixar Deus de lado, isso me incomoda um pouco. Alguns amigos meus afirmam que, ao fazer isso, estou colocando os santos acima de Jesus Cristo. Segundo eles, Jesus Cristo é o único intercessor entre nós e Deus. Não quero ser idólatra, nem quero ter imagens de outras pessoas e ficar rezando para elas. Eu só adoro um Deus, sabe? Eu sou católico!
– William, [off topic] deixa eu te interromper só um pouco. Minha tia está com câncer e não há muita coisa que possamos fazer. Será que você poderia rezar por ela?
– Mas é claro que sim, Marcos! Com certeza vou colocar sua intenção no meu terço de hoje; também vou pedir pro grupo de intercessão rezar pela sua tia. Conheço o pessoal da Rádio Shalom 690AM e posso pedir a Irinete para mencionar o nome da sua tia na hora do terço da misericórdia! Fique tranquilo.
– Uau, William! Muito obrigado pelas orações e pela INTERCESSÃO. Sabe, eu sei que eu poderia pedir diretamente a Deus, mas, sabendo que você é meu amigo e faz parte da minha família, faço questão de pedir sua ajuda, e veja quantas pessoas estarão rezando pela minha tia por causa do seu amor por mim! Cara, no céu é do mesmo jeito. Os santos fazem parte da nossa família, são gente como a gente, e Deus permite que eles saibam das nossas orações para que eles também possam rezar, interceder por nós! Sabe qual é a diferença?
– Não sei, tô super curioso! Me conta!
– A diferença é que muitas vezes, ao pedirmos orações aos nossos amigos aqui na terra, o máximo que obtemos é um par de mãozinhas no Whatsapp e um “rezo sim, meu irmão”; Quando não, muitas vezes nossas orações de intertecessão estão misturadas com nossas opiniões, com o que achamos certo ou errado; Outras vezes, rezamos sem nenhuma atenção, apressados para chegar nos nossos pedidos! Pior, já pedimos algo a Deus dando-lhe as respostas que nós achamos convenientes!
– Eita que pessimismo, hein? Não precisa me xingar assim!
– Não estou dizendo que nossas orações não têm eficácia, se não nem teria pedido sua intercessão pela minha tia! Jesus mesmo disse que tudo o que nós pedíssimos em Seu nome, Deus nos concederia (Mt 21, 22)! Ao mesmo tempo, por mais nobre e autêntica que seja nosso desejo de rezar pelos outros, nada se compara a intercessão dos santos, que se tornaram parcitipantes da natureza divina, como eu disse agora há pouco. Os santos têm grande influência junto a Deus de quem vem “todo dom melhor e todo dom perfeito” (Cf. Tg 1, 17). Sabe o melhor que a gente pode fazer para garantir uma intercessão top?! Entregarmos nossas orações nas mãos de todos os Santos, especialmente da Virgem Maria. Eles não tem mais Whatsapp, nem Facebook, nem qualquer outra distração ou desejo senão Deus e a Sua vontade!
– Entendi, acho que eu estava sendo egoísta no meu relacionamento com Deus. Percebo agora que ao me unir aos santos lá no céu, me uno a minha família maior! Um dia, eu também estarei com eles no céu! Uma só coisa pedi ao Senhor, a ela busco: habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida e ver as delícias do Senhor (Sl 26,4); E se Deus me permitir, ouvirei a prece de todos que precisarem de ajuda, porque nós somos uma grande família. A Igreja é uma grande família! Puxa vida, EU SOU CATÓLICO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário