quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Novena à Imaculada Conceição de Nossa Senhora


De 29 de novembro a 7 de dezembro, em suplicante preparação para a grande festa mariana de 8 de dezembro

A grande solenidade da Imaculada Conceição de Maria é celebrada pela Igreja em 8 de dezembro, festejando um dos 4 grandes dogmas marianos.
Em preparação para essa festa extraordinária dedicada a Nossa Senhora, sugerimos a seguinte novena, que foi traduzida do espanhol a partir do Devocionario Católico.
–– ADVERTISEMENT ––

Oração inicial (para todos os dias)

Ave, Maria, cheia de graça e bendita mais que todas as mulheres, Virgem singular, Virgem soberana e perfeita, escolhida para ser a Mãe de Deus e preservada por Ele de toda culpa desde o primeiro instante da sua Concepção! Assim como por Eva nos veio a morte, assim nos vem a vida por ti, que, pela graça de Deus, foste escolhida para ser a Mãe do novo povo que Jesus Cristo formou com o Seu Sangue.
A ti, Mãe puríssima, restauradora da linhagem decaída de Adão e Eva, nos dirigimos confiantes e suplicantes nesta novena para rogar que, pela tua intercessão, nos obtenhas de Deus a graça de ser verdadeiros filhos teus e do teu Filho Jesus Cristo, livres de toda mancha de pecado.
Lembra-te, Virgem Santíssima, de que foste escolhida Mãe de Deus não somente para a tua dignidade e glória, mas também para a nossa salvação e o proveito de todo o gênero humano. Lembra-te ainda de que jamais se ouviu dizer que tenha sido desamparado um só dentre todos os que recorreram à tua proteção e imploraram o teu socorro. Não deixes, portanto, a mim tampouco, porque, se me deixas, me perderei; eu tampouco quero te deixar – quero, sim, crescer cada dia mais na tua verdadeira devoção.
Alcança-me principalmente estas três graças: a primeira, de jamais cometer pecado mortal; a segunda, de ter um grande apreço pela virtude cristã; a terceira, a de uma boa morte.
Além disso, concede-me a graça particular que te peço nesta novena (fazer aqui o pedido particular).

Oração de cada dia

Primeiro dia

Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como preservaste Maria do pecado original em sua Imaculada Conceição e concedeste a nós o grande benefício de nos livrarmos dele por meio do Teu Santo Batismo, assim te rogamos, humildemente, que nos dês a graça de sermos sempre bons cristãos, regenerados em Ti, nosso Deus Altíssimo.

Segundo dia

Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como preservaste Maria de todo pecado mortal em toda a sua vida e a nós concede tanto a graça para evitá-lo quanto o Sacramento da confissão para remediá-lo, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos dês a graça de jamais cometer pecado mortal, e, se tão terrível desgraça acontecer, a de sair dele o antes possível por meio de uma boa confissão.

Terceiro dia

Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como preservaste Maria de todo pecado venial em toda a sua vida e pedes a nós que purifiquemos mais e mais a nossa alma para sermos dignos de Ti, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos dês a graça de evitar os pecados veniais e de procurar e obter a cada dia mais pureza e mais delicadeza de consciência.

Quarto dia

Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como livraste Maria da inclinação ao pecado e lhe deste perfeito domínio sobre todas as suas paixões, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Maria Imaculada, que nos dês a graça de ir domando as nossas paixões e destruindo as nossas más inclinações, para podermos servir-Te com verdadeira liberdade de espírito, superando as nossas imperfeições.

Quinto dia

Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como, desde o primeiro instante de sua Concepção, Tu deste a Maria mais graça que a todos os santos e anjos do céu, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos inspires singular apreço pela Divina Graça que nos concedeste com o Teu Sangue e nos permitas aumentá-la sempre mais com as nossas boas obras e com a recepção dos Teus Santos Sacramentos, em especial o da Comunhão.

Sexto dia

Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como, desde o primeiro momento, deste a Maria, com toda a plenitude, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo, assim te suplicamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos dês a abundância desses mesmos dons e virtudes, para podermos vencer toda tentação e realizarmos muitos atos de virtude à altura da nossa profissão da fé cristã.

Sétimo dia

Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como deste a Maria, entre todas as demais virtudes, a exímia pureza e castidade pela qual é chamada Virgem das virgens, assim te suplicamos, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos concedas a dificílima virtude da castidade, que tantos conservaram mediante a devoção à Virgem Santíssima e graças à Tua proteção.

Oitavo dia

Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como deste a Maria a graça de uma ardentíssima caridade e amor a Deus sobre todas as coisas, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos concedas um sincero amor a Ti, ó Deus, Senhor nosso, nosso Bem verdadeiro, nosso Benfeitor, nosso Pai, e que prefiramos tudo perder a ofender-Te com um só pecado.

Nono dia

Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como deste a Maria a graça de ir para o Céu e ser nele colocada no primeiro lugar depois de Ti, nós Te suplicamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe, Maria Imaculada, que nos concedas uma boa morte; que recebamos bem os últimos sacramentos; que expiremos sem mancha alguma de pecado na consciência e que cheguemos ao Céu, para sempre desfrutar da Tua companhia e da de nossa Mãe, com todos os que foram salvos.

Orações finais (para todos os dias)

Bendita seja a tua pureza e eternamente seja bendita, pois todo um Deus se compraz em tão graciosa beleza! A ti, celestial Princesa, Virgem Santa Maria, ofereço neste dia a minha alma, vida e coração. Olha-me compassiva; não me deixes, minha Mãe!
Rezar três Ave-Marias.
A tua Imaculada Concepção, ó Virgem Mãe de Deus, anunciou alegria ao universo!
Oremos: Ó Deus, que, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preparaste morada digna para o Teu Filho, nós Te rogamos que, assim como pela previsão da morte do Teu Filho a livraste de toda mancha, assim concedas a nós, pela sua intercessão, chegar a Ti limpos de todo pecado. Pelo mesmo Senhor nosso, Jesus Cristo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário