quarta-feira, 5 de abril de 2017

Histórico da Paróquia

Paróquia de Apodi

         Segundo a tradição o missionário Frei Fedelis da Padavali, chegando em 1740 no Apodi construiu uma capela de madeira e barro, na qual colocou a imagem de São João Batista também de barra. Tempos depois Frei Ângelo religioso capuchino, ao visitar o Apodi, em peregrinação tomava providência para construir uma igreja, hoje atual Matriz, que passou por diversas reformas sendo a mais recente de 1998 A 2000. Ocasião em que foram reconstruídos os altares, manifestado pela população a preservação da sua construção original.
          A Paróquia foi desmembrada de Pau dos Ferros no ano de 1976, tendo como primeiro vigário Pe. João da Cunha Paiva. Tem a particularidade de possuir dois padroeiros São João Batista e Nossa Senhora da Conceição, cuja as festas são realizadas respectivamente em 24 de junho e 08 de dezembro.
         Passaram pela Paróquia de Apodi 147 padres, o que permaneceu por maior período foi Pe. Theodoro Snijders S.C.J. (1983-2010) e atualmente está a frente de nossa Paróquia Pe. Maciel Rodrigues da Silva que foi ordenado sacerdote dia 21 /11/2010 e celebrou sua primeira missa em nossa Matriz em 28/11/2010 e permanecendo até os dias atuais.

Movimentos existentes na Paróquia

ü Legião de Maria
ü Apostolado do Sagrado Coração de Jesus
ü Apostolado de Mãe Rainha
ü Ministros da Extraordinária Eucaristia
ü Ministros da Extraordinária da Palavra
ü Equipe de Liturgia
ü Grupos de cânticos (GRANSDAC, GRUJAIC, GRUJAP, JAV, VOZES DE MARIA, CORAL N. SRA. DA CONCEIÇÃO E S. J. BATISTA, CORAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, CORAL VOZES DIVINA)
ü Coroinhas
ü Infância e Adolescência Missionária
ü Pastoral da Pessoa Idosa
ü Pastoral da Criança
ü Pastoral dos Recém-casados
ü Pastoral dos Noivos
ü Pastoral Catequética (Batismo, Eucaristia e Crisma)
ü Pastoral Dízimo
ü Terço dos Homens
ü Terço da Família
ü EJES (Encontro de Jovens com o Espirito Santo)
ü RCC (Renovação Carismática Católica)
ü ECC (Encontro de Casais em Cristo)
ü Projeto Sementinhas

 Missionários Ordenados

         A nossa Paroquia conta com dois diáconos Jorge Luis Tôrres e Luiz Alberto de Paiva que foram ordenados em abril de 2015. Realizam um trabalho missionário junto ao Pároco, com a celebração da palavra, com sacramentos do batismo e matrimônio, deve obediência ao padre ao bispo e aos seus sucessores.


        Contamos com a Congregação das Irmãs Purificação de Maria Santíssima no qual vivem em três servindo na região da Chapada do Apodi, moram no convento, construído no ano de 2015 com doações da fundação Marcelo Candia e da comunidade em material e mutirão de mão de obra.
         A missão evangelizadora de visita as famílias, acompanhamentos de grupos, proclamação da Palavra e animação litúrgica das comunidades realizando assim um acompanhamento espiritual.


            Realizar trabalho de evangelização missionaria a pastoral da pessoa idosa com celebração da palavra nas diversas comunidades, bairros e residências.

Momentos marcantes de evangelização em nossa Paróquia:
·         Santas Missões Populares
·         Visita Pastoral
·         A cruz da jornada da juventude

   Ao longo dos 250 anos de evangelização os jovens que nos serviram nos movimentos pastorais, seguiram na missão com a ordenação de párocos. Hoje temos alguns padres filhos do Apodi.
ü  D. José Freire de Oliveira Neto (em memoria)
ü  Pe. Jonas Magno Pinto (em memoria)
ü  Pe. Tarcísio Pereira de Paiva
ü  Pe. Francisco Sales de Morais
ü  Pe. Francisco Cornélio Freire
ü  Pe. Miguel Batista
ü  Frei Rutherlan
ü  Pe. Edson Wander
ü  Pe. João Batista
ü  Ir. Maria dos Anjos
ü  Ir. Consuêlo (em memória)
ü  Ir. Solange
ü  Ir. Antonia de Oliveira (Ordem Terceira dos Padres Franciscanos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário