quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Convite para o lançamento da Campanha da Fraternidade na Diocese de Mossoró


Superar a violência com a participação de todos

Você já parou para pensar no motivo de tanta violência em nosso Brasil? Com certeza, sim. Afinal, não há como ficar insensível diante dos altos índices de violência e das suas vítimas. “Fraternidade e superação da violência” é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, uma oportunidade de aprofundarmos essa reflexão e encontrarmos meios para colaborar com uma cultura de paz, urgente e necessária. A violência pontada pela CF 2018 vai além daquela que acontece nas relações interpessoais e cotidianas: os dados levantados pela campanha nos esclarecem como as estruturas políticas, econômicas e sociais do Brasil, construídas em um longo processo histórico, estão enraizadas e continuam a fomentar a violência social.
O lema da CF 2018, extraído do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus, é “Vós sois todos irmãos”. O objetivo geral é “construir a fraternidade, promovendo a cultura de paz, da reconciliação e da justiça à luz da Palavra de Deus como caminho de superação da violência”. Segundo o secretário executivo de campanhas da CNBB, Padre Luís Fernando da Silva, numa sociedade marcada pela violência como a brasileira existe uma hierarquia na qual os mais fortes, detentores de poder econômico, oprimem os mais pobres, negando-lhes uma vida digna.
A CF 2018 será lançada pela CNBB no dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, no Brasil, e o principal subsídio é o Texto-Base, que apresenta uma reflexão sobre o tema a partir do método ver, julgar e agir.
Para a Igreja no Brasil, superar as várias faces da violência é tarefa de todos. “Exige o compromisso de cada cristão e cristã no enfrentamento das múltiplas formas de ofensa à dignidade humana que se naturalizam escandalosamente em nossa sociedade”, ressalta Padre Luís Fernando.

   
 Lançamento da CF na Diocese de Mossoró   


A Diocese de Mossoró lança a Campanha da Fraternidade 2018, no dia 18, às 11 horas, na Matriz de São José,  com missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e concelebrada pelos  sacerdotes de Mossoró. A partir das 8 horas, estará acontecendo um aprofundamento sobre a CF realizado pelo Encontro de Casais com Cristo (Paróquias Santa Luzia e São José) e aberto à comunidade com o promotor de justiça Victor Hugo de Freitas Vale. Todos são convidados.
No dia 02, houve um aprofundamento para as paróquias, no Centro de Treinamento.

Fonte: Diocese de Santa Luzia

Nenhum comentário:

Postar um comentário