quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Para pedir a graça da cura do câncer: oração ao santo que carregou essa mesma cruz

Diante de um dos mais dolorosos e misteriosos sofrimentos que Deus permite por alguma razão, esta súplica pode ser um bálsamo para a alma

Ocâncer é uma das cruzes mais pesadas que se conhecem e um dos maiores mistérios que Deus permite em nosso mundo decaído. Por mais que haja progressos encorajadores no entendimento dessa doença e nas possibilidades de evitá-la, mitigá-la e curá-la, o câncer continua sendo um golpe doloroso, não só fisicamente, mas também espiritualmente: é comum que o doente e seus familiares se revoltem e enfrentem uma brutal provação de fé, perguntando-se do fundo da alma: Por quê, meu Deus? Para quê, ó Deus? É um mistério que dói no corpo e no espírito.
Durante a sua curta vida na terra, o próprio Jesus curou muitas pessoas que se aproximaram d’Ele com fé sincera. No entanto, Ele não evitou o sofrimento de todos os Seus amigos. Aliás, Ele próprio encarou sofrimentos inimagináveis ao aceitar o tipo de morte que aceitou. De novo, o insondável mistério da dor. Por quê? Para quê?
Nós, católicos, acreditamos que Deus tem um propósito, mesmo em meio ao que nos parece absurdo e até incompatível com a Sua bondade infinita.
São inúmeros os casos de santos que enfrentaram sofrimentos atrozes e deles saíram fortalecidos e repletos de uma paz que o conforto sensível é incapaz de proporcionar. São inúmeros os casos de pessoas simples e de fé singela que, mesmo enfrentando a doença e a morte, mantêm a alma serena e lúcida na vívida esperança da eternidade. Às vezes, a cura do corpo é permitida. Outras vezes, não. E é fácil desconfiar da bondade de Deus quando parece que Ele se afastou de nós em meio a tanto sofrimento.
Porém, ao mesmo tempo que permite a provação, Deus nos proporciona os meios para enfrentá-la. A medicina é um deles: podemos e devemos usar os recursos médicos que estão ao nosso alcance. A ciência está a serviço do nosso progresso humano. Mas também podemos recorrer ao tesouro dos meios espirituais, entre os quais a comunhão com os santos, cujo testemunho de vida e cuja intercessão cara a cara diante de Deus podem nos ajudar a fortalecer a nossa própria fé. É claro que podemos pedir qualquer graça diretamente a Deus. Mas Ele nos quer unidos como família: por isso podemos “juntar” as nossas forças espirituais à força da fé dos nossos irmãos e irmãs que convivem conosco nesta vida e que já nos precederam na eternidade.
Há um santo reconhecido pela poderosa intercessão em favor dos que sofrem de câncer: São Peregrino.
Pamla J. Eisenberg CC BY-SA 2.0
Italiano do século XIV, ele próprio sofreu uma infecção cancerosa na perna e, após a sua morte, começou a ser venerado como padroeiro dos pacientes de câncer. Muitos milagres foram atribuídos à sua intercessão.
Esta é uma oração simples a São Peregrino, pedindo, por sua intercessão junto a Deus, a graça da cura do câncer:

Oração a São Peregrino

Ó grande São Peregrino,
tu foste chamado poderoso e obrador de maravilhas
por causa dos numerosos milagres
que obtiveste de Deus
em favor daqueles que a ti recorreram.

Carregaste em tua própria carne
a doença do câncer,
que destrói a própria fibra do nosso ser
e recorreste à fonte de toda graça
quando o poder do homem nada mais podia fazer.

Foste favorecido com a visão de Jesus
que descia da Cruz para curar tua aflição.

Pede a Deus e a Nossa Senhora
a cura dos doentes que confiamos a ti.

(Neste momento, recorde silenciosamente os nomes daqueles por quem você está rezando)
Ajudados assim pela tua poderosa intercessão,
nós cantamos a Deus,
agora e por toda a eternidade,
um cantar de gratidão
pela Sua imensa bondade e misericórdia.

Amém.
Fonte: Aleteia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário