segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Papa convida a fazer da esmola ‘um estilo de vida’



No final da manhã de sexta-feira (16/02), o Papa Francisco recebeu no Vaticano um grupo de membros da Associação ‘Pro Petri Sede’ , que peregrinam ao túmulo do Apóstolo para reafirmarem a fé e se reforçarem na missão de caridade que realizam.
Assim sendo, o Papa lhes fez um discurso focando o tema da caridade, repropondo a pergunta feita na mensagem para a Quaresma deste ano: ‘A caridade em nossos corações se apagou?’.
Indiferença pela caridade
“Diante da constatação de um mundo marcado pela indiferença, o egoísmo e o pessimismo, é útil questionar-se sobre a ausência de caridade nos corações e nas relações com Deus e os outros”.
Segundo Francisco, é Deus que oferece os remédios para suprir esta lacuna:
“ A oração nos coloca no caminho da verdade; o jejum nos faz compartilhar os tormentos de quem é faminto e nos desperta para o próximo; a esmola é ocasião abençoada para colaborar com a providência de Deus em prol de seus filhos ”
O Pontífice convidou a fazer da esmola ‘um estilo de vida’ e a perseverar na oferta de ajudas materiais, de calor acolhedor, de delicadeza, respeito e fraternidade, “sem os quais não se pode recuperar a coragem e esperar novamente no futuro”.
Agradecendo os membros da Associação pelas ofertas de caridade que fazem aos mais pobres, sobretudo aos migrantes, o Papa pediu orações a fim de que o Senhor converta nossos corações e cessem finalmente os conflitos que causam tantos males. E que esta peregrinação  aumente a caridade e o desejo de testemunhar cotidianamente a fé. “Convido também a rezar pelos jovens, para que o próximo Sínodo permita um despertar de vocações sacerdotais e religiosas!”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário