terça-feira, 15 de maio de 2018

A imagem de Nossa Senhora Aparecida sempre foi negra?



A equipe do Santuário Nacional responde à pergunta de um ouvinte da Rede Aparecida

Fabrício Lima, ouvinte do programa “Religião também se aprende”,da Rede Aparecida, perguntou sobre a cor original da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
De acordo com a historiadora Tereza Pasin, a imagem de Nossa Senhora Aparecida teria sido esculpida por volta do ano de 1600:
“A provável pessoa que teria feito a imagem foi o frei Agostinho de Jesus, discípulo de frei Agostinho da Piedade, porque o tipo de escultura é o mesmo”.
Frei Agostinho de Jesus moldava em argila piedosas imagens da Imaculada Conceição. Eram pequenas e se destinavam a oratórios domésticos. O material usado na imagem original de Nossa Senhora Aparecida era a terracota, em tom marrom não tão escuro quanto o que vemos hoje. Não se sabe ao certo quanto tempo a imagem passou dentro do Rio Paraíba do Sul, mas há quem considere que o tempo passado no rio e a posterior exposição à fumaça das velas no oratório tenham deixado a imagem mais escura do que era originalmente.
O missionário redentorista padre Lucas Emanuel, porém, enaltece a beleza do mistério de Deus revelado na imagem de Nossa Senhora negra:
“Olhamos como Deus está atento às nossas realidades. A imagem apareceu no momento em que havia muitos negros escravos. Significa que Deus não concorda com a escravidão e quer que todos nós tenhamos dignidade e liberdade”.
Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário