quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Quem foi Eva? Quantos filhos ela teve?

5 fatos que talvez você não saiba sobre a primeira mulher da Bíblia

Nas páginas iniciais da Bíblia, Gênesis apresenta a criação dos primeiros seres humanos. Adão é criado e, depois, Deus quis que ele recebesse uma “ajuda adequada”.
“Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão” (Gênesis 2,21-22).
Eva foi portanto, a primeira mulher. E suas ações tiveram um impacto profundo na História da Salvação. Aqui estão cinco dados sobre Eva que nem sempre são inferidos depois de uma leitura inicial do Gênesis:
  1. Seu nome é mais um verbo que um substantivo
A Enciclopédia Católica explica que o nome “Eva” “está relacionado etimologicamente ao verbo ‘viver’: ‘Adão chamou sua mulher de Eva[hawwah] por ela ser a mãe de todos os viventes’”.
Por meio de Eva nasce a vida no mundo, algo que Adão não poderia fazer sozinho.
  1. Eva foi criada para ser igual a Adão em dignidade
Ao longo dos séculos, muitos estudiosos destacaram o fato de Eva ter sido criada da costela de Adão, não de sua cabeça ou seus pés. Um exegeta bíblico do século XVIII explicou: “[Eva] não foi feita de sua cabeça para governá-lo nem de seus pés para ser pisada, mas de sua costela para ser igual a ele, debaixo de seu braço para ser protegida por ele e perto do seu coração para ser amada por ele”.
De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, “O homem e a mulher são feitos «um para o outro»: não é que Deus os tenha feito «a meias» e «incompletos»; criou-os para uma comunhão de pessoas, em que cada um pode ser «ajuda» para o outro, uma vez que são, ao mesmo tempo, iguais enquanto pessoas («osso dos meus ossos») e complementares enquanto masculino e feminino”. (Catecismo, 372).
  1. Teve ao menos três filhos (talvez mais)
Adão e Eva criaram três filhos, segundo a Bíblia: Caim, Abel e Set. No entanto, o livro de Gênesis diz: “”Depois de haver gerado Set, Adão viveu oitocentos anos e gerou filhos e filhas” (Gênesis 5,4).
A morte de Eva não é mencionada na Bíblia, que também não faz referência a Adão com outra mulher. Portanto, é possível que Eva tenha tido outros filhos não mencionados por nome na Bíblia.
  1. Eva é considerada “santa” em muitas igrejas cristãs
Embora não seja canonizada oficialmente, existe uma antiga tradição que diz que, depois de sua morte, Cristo “desceu aos infernos” para levar os justos de volta à Vida Eterna. Adão e Eva são considerados “santos” por muitos, devido à sua união com Deus nos Céus.
  1. Seu dia festivo é 24 de dezembro
A igreja medieval celebrava Adão e Eva no dia 24 de dezembro, um dia antes da vinda do Salvador. Eles representavam “teatros do Paraíso”, em que uma árvore era a figura central. Isso inspirou, mais tarde, a tradição das árvores de Natal.

Fonte: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário