sábado, 29 de abril de 2017

De 01 a 31 de Maio de 2017

O mês mais lindo se aproxima para juntos celebrarmos a grande Mãe de Deus: Maria Santíssima.  Iniciando Dia 1° De Maio com uma grande carreata saindo no posto Apodi, percorrendo as principais ruas da nossa cidade, chegando na Igreja Matriz com a Missa Solene de Abertura do Mês Mariano.  Este ano, tem como objetivo evangelizar as nossas famílias da nossa cidade, com a participação das instituições e entidades que fazem parte da nossa Paróquia.  Esperamos a sua participação duarante todo o mês e em comunhão com toda igreja louvar ao Senhor e Venerar a Virgem Maria, que eis modelo de Santidade.  De 01 a 31 de Maio de 2017. 






Missa das crianças na comunidade de Nova Descoberta






sexta-feira, 28 de abril de 2017

Mensagem do dia


Ao enfrentarmos tentação, Deus nos promete duas coisas: livramento e força para suportar. Jesus nos deu o exemplo e mostrou que a tentação somente lhe sobreveio porquê Deus lhe deu poder para resistir. Deus nos prometeu este poder, porém, não devemos pensar que o livramento significa que não vamos ter que encarar os desafios, as necessidades e dificuldades. Pois nosso caráter é aperfeiçoado ao resistirmos a tentação e enfrentarmos os desafios. Deus providenciará o livramento para nós, mas ele também está interessado em desenvolver nosso caráter santo. O equilíbrio entre os dois é a obra de Deus. Decidir manter-se fiel é a nossa obra. (Romanos 5:1-5; 1 Pedro 1:7).

AVISO








Em comunhão com toda a igreja Católica Apostólica Romana do Brasil, a Nossa Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista de Apodi-RN -
Comunica que amanhã 28/04 estaremos unidos em adesão à paralização nacional. 
Então não haverá atendimento durante todo este dia. Retornaremos os nossos atendimentos e trabalhos normalmente no sábado dia 29/04. 


Missa da Graça na Igreja Matriz de Apodi. Uma noite de grandisoas bênçãos de Deus!




quinta-feira, 27 de abril de 2017

Atenção!

As Camisas do Mês de Maio e de todo o Ano Mariano da Nossa Paróquia estará disponível no Sábado dia 29 de Abril nas seguintes lojas da nossa cidade: Loja kerigma, Loja Esport Center e Loja Playboy esporte e na Pároquia. 
Ano Mariano 2017


Mensagem do dia


Nós cristãos podemos fazer qualquer coisa, tudo é permitido, mas por escolha própria, decidimos fazer só aquilo que nos edifica, que agrada ao nosso Pai, pois sabemos que isto é o melhor para nossa vida. Ainda que tenhamos, a liberdade para fazer qualquer coisa, como beber, fumar, enganar, mentir, não o fazemos pois sabemos que todas as escolhas têm suas consequências, e prefirimos praticar somente aquilo que é bom para nós. Esta é a sabedoria que vêm de Deus para nossa vida.



quarta-feira, 26 de abril de 2017

A Baleia azul e o sentido da morte. Uma reflexão capaz de ajudar pais e filhos.



Toda pessoa viva já pensou na morte. Pensar na morte faz parte da vida. O que diferencia alguém vivo de alguém morto é que o vivo ainda não morreu. Vida e morte são coisas claramente separadas, apenas nas palavras. Viver é morrer um pouco a cada dia. Morrer é parar de morrer.
Uma vez, uma aluna minha, do curso de psicologia, disse que o “problema da vida” é que a gente já nasce morrendo. Assim, pensar na morte, faz parte da nossa constituição psíquica. É normal, não tem nada de errado com quem pensa na morte.
Porém, a gente não pensa na morte de modo uniforme, ao longo de toda a vida. Se tem um tempo onde é mais comum pensar na morte, esse tempo, certamente, é a adolescência.
Isso porque, na primeira infância, a gente vive como se fosse objeto do outro. “Sou da mamãe”, “sou do papai”, “sou da dinda”, dizem os bordados nos macacões e babadores que os bebês usam. Quer dizer, somos do outro.
É no fim da infância e no começo da adolescência que vamos tomando posse do nosso corpo. É só aí que vamos entendendo, (inconscientemente, porque geralmente não percebemos que pensamos nisso) que nós pertencemos a nós mesmos.
Se por um lado isso pode ser libertador, pois “se sou de mim mesmo, posso fazer o que eu quiser da minha vida” – por outro lado, isso pode ser vivido como pura angústia: “não sou de ninguém, então, não há ninguém por mim”.
O encontro com essa descoberta em torno da liberdade/solidão, próprio da adolescência, pode levar vários jovens a imaginarem como seria a sua morte, como seria a reação das pessoas diante da morte dele. E pode levar os jovens ao desejo de morte – não como quem quer morrer, mas como quem quer levar o outro a sentir sua falta.
No texto “Luto e melancolia” Freud diz que ninguém tem energia suficiente para tirar a própria vida, a não ser que entenda que, tirando a própria vida, está matando alguém em si. Nesse sentido, fica fácil entender como algumas pessoas podem tentar ou até mesmo conseguir tirar a própria vida. Nada parece mais eficaz para fazer falta no outro do que a eternização de uma falta.
Assim, é comum na adolescência, certa melancolia. Os sentidos que os pais deram aos seus filhos para a vida, até então, demonstram falir.
Até que os adolescentes encontrem seus próprios motivos para viver, por meio dos amigos, das causas e dos amores, um luto pode advir. É preciso que o adolescente possa expressar sua tristeza, porque vai descobrindo que seu modo de ver a vida, não é exatamente o mesmo que o dos pais.
É por aí que ideias suicidas podem aparecer, e é bem aí que o jogo a baleia azul pode “cair como uma luva”. Um desastre.
Se o adolescente consegue elaborar sua tristeza dizendo do que o incomoda, isso é uma coisa – e tem solução. Mas se ele não pode elaborar isso, se ele não encontra palavras para falar dessa tristeza, e então, se depara com o jogo da “baleia azul”, então temos um problema de solução mais difícil, bem mais difícil.
Um adolescente que levava a ferro e fogo as palavras dos pais, diante da falência das palavras deles, pode encontrar no jogo da “baleia azul”, algo que substitua o que os pais disseram. É aí que mora o perigo.
Por isso, pais, é de extrema importância que a gente fale com nossos filhos adolescentes. Não sobre o jogo da baleia azul, ou sobre o GTA (que é aquele video-game super agressivo que deixa muita gente de cabelo em pé) ou sobre o 13 reasons why, mas sobre as coisas da vida. Sobre a vida do vizinho, sobre a matéria do jornal, sobre o filme que passou na tevê, sobre propagandas, trivialidades, sobre qualquer coisa.
O desejo de morrer, ou as fantasias sobre a morte, que esses jovens nos trazem, não devem nos assustar e assim nos levar a apressadamente a calá-los – mas deve nos convocar a escutá-los, deve nos levar ao convite para falarem mais disso.
A palavra é o único modo de elaborarmos. Com aquilo que vira palavra podemos fazer algo. Mas aquilo que não vira palavra, nos faz refém dos acontecimentos.
(Texto escrito a partir de uma breve conversa com Lucas Sesarino, que tem 14 anos e 8 meses, é super sábio e deu seu aval no texto antes que eu o postasse).
Fonte: Blog do Carmadélio

Pastorzinhos de Fátima canonizados por “cura inexplicável” de menino brasileiro


“Fiquei surpreso, fiquei contente e feliz que Recife tenha dado essa contribuição. Todos aqui ficaram muito satisfeitos e felizes que esse facto tenha sido levado em conta. Não conheço a criança, mas pretendo entrar em contacto para conhecê-la”, afirmou à Lusa Antônio Saburido.
O caso do “milagre” reconhecido pela igreja católica data de 2007, quando uma criança, então com seis anos, recuperou incólume de danos cerebrais considerados irreversíveis depois de uma queda de sete metros.
Na altura, Antônio Saburido era bispo de Sobral, no estado do Ceará e a arquidiocese de Recife era dirigida pelo seu antecessor, José Cardoso Sobrinho.
Por isso, o arcebispo admitiu não conhecer pessoalmente a criança, até porque a avaliação deste caso foi feita pelos serviços da postulação da causa de canonização dos pastorinhos beatos Jacinta e Francisco Marto, em Portugal.
No próximo dia 13 de maio, o bispo brasileiro não vai estar presente em Fátima por motivos de agenda, mas disse esperar que a criança participe nas celebrações em Portugal.
“Se houver facilidade para a criança ir, seria muito importante que ela fosse. Vai ser uma coisa muito bonita e é importante que esteja lá a criança que provocou a confirmação do que faltava” para a conclusão do processo de canonização de Jacinta e Francisco Marto.
O caso foi considerado formalmente “milagre” pela Igreja católica em 23 de março passado e diz respeito a uma criança brasileira, que na época tinha seis anos.
A criança “estava na casa do avô, brincando com a irmãzinha, quando caiu, por acidente, de uma janela de cerca sete metros de altura, sofrendo um grave traumatismo crânio encefálico, com a perda de material cerebral”, de acordo com a Rádio Vaticana.
Depois de transportada para “o hospital, em coma, foi operada” e os médicos disseram que, “caso sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas”.
A Rádio do Vaticano escreveu que, “milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado nenhum dano neurológico ou cognitivo”.
A 02 de fevereiro de 2007, uma equipa médica, segundo a mesma fonte, deu um “parecer positivo unânime sobre o caso, como `cura inexplicável do ponto de vista científico`”.
Na descrição da Rádio Vaticana, “no momento do incidente, o pai da criança havia invocado Nossa Senhora de Fátima e os dois pequenos beatos”.
“Na mesma noite, os familiares e uma comunidade de irmãs de clausura haviam rezado com insistência, pedindo a intercessão dos pastorinhos de Fátima”, descreveu a emissora católica.
Construído em 1935, apenas cinco anos depois do reconhecimento formal das “aparições” marianas pela diocese de Leiria, o Recife tem um dos mais antigos santuários do mundo dedicados a Nossa Senhora de Fátima, com atividades regulares, milhares de peregrinos e várias celebrações religiosas, muitas delas dedicadas ao pedido de graças divinas, na tradição católica brasileira.
Após a beatificação dos pastorinhos, em 2000, foram colocadas duas imagens grandes de Jacinta e Francisco Marto, um sinal da devoção mariana do local.
Esta tradição começou “pelo facto de termos aqui tantos portugueses”, mas agora é evidente a “grande a devoção a Nossa Senhora de Fátima” por parte da população e “temos muitas paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Fátima” em todo o Brasil, afirmou o arcebispo de Recife.
O Vaticano anunciou que o papa Francisco vai canonizar, a 13 de maio, os dois pastorinhos Jacinta e Francisco durante a visita a Fátima para assinalar o centenário das “aparições”.
Fonte: Blog do Carmadélio

“Tarde Te amei!” De Santo Agostinho, uma das mais arrebatadoras orações de todos os tempos!



Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova… Tarde Te amei! Trinta anos estive longe de Deus. Mas, durante esse tempo, algo se movia dentro do meu coração… Eu era inquieto, alguém que buscava a felicidade, buscava algo que não achava… Mas Tu Te compadeceste de mim e tudo mudou, porque Tu me deixaste conhecer-Te. Entrei no meu íntimo sob a Tua Guia e consegui, porque Tu Te fizeste meu auxílio.
2. Tu estavas dentro de mim e eu fora… “Os homens saem para fazer passeios, a fim de admirar o alto dos montes, o ruído incessante dos mares, o belo e ininterrupto curso dos rios, os majestosos movimentos dos astros. E, no entanto, passam ao largo de si mesmos. Não se arriscam na aventura de um passeio interior”. Durante os anos de minha juventude, pus meu coração em coisas exteriores que só faziam me afastar cada vez mais d’Aquele a Quem meu coração, sem saber, desejava… Eis que estavas dentro e eu fora! Seguravam-me longe de Ti as coisas que não existiriam senão em Ti. Estavas comigo e não eu Contigo…
3. Mas Tu me chamaste, clamaste por mim e Teu grito rompeu a minha surdez… “Fizeste-me entrar em mim mesmo… Para não olhar para dentro de mim, eu tinha me escondido. Mas Tu me arrancaste do meu esconderijo e me puseste diante de mim mesmo, a fim de que eu enxergasse o indigno que era, o quão deformado, manchado e sujo eu estava”. Em meio à luta, recorri a meu grande amigo Alípio e lhe disse: “Os ignorantes nos arrebatam o céu e nós, com toda a nossa ciência, nos debatemos em nossa carne”. Assim me encontrava, chorando desconsolado, enquanto perguntava a mim mesmo quando deixaria de dizer “Amanhã, amanhã”… Foi então que escutei uma voz que vinha da casa vizinha… Uma voz que dizia: “Pega e lê. Pega e lê!”.
4. Brilhaste, resplandeceste sobre mim e afugentaste a minha cegueira. Então corri à Bíblia, abri-a e li o primeiro capítulo sobre o qual caiu o meu olhar. Pertencia à carta de São Paulo aos Romanos e dizia assim: “Não em orgias e bebedeiras, nem na devassidão e libertinagem, nem nas rixas e ciúmes. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (Rm 13,13s). Aquelas Palavras ressoaram dentro de mim. Pareciam escritas por uma pessoa que me conhecia, que sabia da minha vida.
5. Exalaste Teu Perfume e respirei. Agora suspiro por Ti, anseio por Ti! Deus… de Quem separar-se é morrer, de Quem aproximar-se é ressuscitar, com Quem habitar é viver. Deus… de Quem fugir é cair, a Quem voltar é levantar-se, em Quem apoiar-se é estar seguro. Deus… a Quem esquecer é perecer, a Quem buscar é renascer, a Quem conhecer é possuir. Foi assim que descobri a Deus e me dei conta de que, no fundo, era a Ele, mesmo sem saber, a Quem buscava ardentemente o meu coração.
6. Provei-Te, e, agora, tenho fome e sede de Ti. Tocaste-me, e agora ardo por Tua Paz. “Deus começa a habitar em ti quando tu começas a amá-Lo”. Vi dentro de mim a Luz Imutável, Forte e Brilhante! Quem conhece a Verdade conhece esta Luz. Ó Eterna Verdade! Verdadeira Caridade! Tu és o meu Deus! Por Ti suspiro dia e noite desde que Te conheci. E mostraste-me então Quem eras. E irradiaste sobre mim a Tua Força dando-me o Teu Amor!
7. E agora, Senhor, só amo a Ti! Só sigo a Ti! Só busco a Ti! Só ardo por Ti!…
8. Tarde te amei! Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu Te amei! Eis que estavas dentro, e eu, fora – e fora Te buscava, e me lançava, disforme e nada belo, perante a beleza de tudo e de todos que criaste. Estavas comigo, e eu não estava Contigo… Seguravam-me longe de Ti as coisas que não existiriam senão em Ti. Chamaste, clamaste por mim e rompeste a minha surdez. Brilhaste, resplandeceste, e a Tua Luz afugentou minha cegueira. Exalaste o Teu Perfume e, respirando-o, suspirei por Ti, Te desejei. Eu Te provei, Te saboreei e, agora, tenho fome e sede de Ti. Tocaste-me e agora ardo em desejos por Tua Paz!
Santo Agostinho, Confissões 10, 27-29

Vem aí Festa de Nossa Senhora de Fátima no Sítio Cápua



terça-feira, 25 de abril de 2017

Vem aí festa de Nossa Senhora de Fátima no Sítio Estreito



Mensagem do dia.


Eis o grande mistério !!! Eis a grande obra de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador !!! A salvação que Ele nos trouxe, o direito à vida eterna, vida plena e abundante, vida para quem estava morto, e agora pode ter a alegria de ter uma nova vida juntamente com Cristo. Muitas vezes esquecemos de que fomos salvos, de que a graça de Deus nos alcançou, e tudo isso porque Deus nos amou primeiro, amor incondicional, mesmo que não sejamos merecedores, mesmo assim, nosso Pai nos amou. Por isso vamos nos alegrar, vamos colocar nossos olhos para o alto, vamos deixar um pouco de lado a dureza da vida, e vamos olhar para as coisas que nos aguardam na vida eterna.

Mais uma noite de festividades ao padroeiro São José Operário








Equipe se reune para preparar o Mês de Maio

E nesta segunda-Feira, a equipe do Mês de Maio, se prepara dando os últimos detalhes para bem celebrar o mês de Maio dedicado a Nossa Senhora Mãe de Deus e Nossa!  Este ano tem como objetivo da evangelização dos bairros da nossa Paróquia e todos os movimentos da nossa cidade do Apodi-RN.



segunda-feira, 24 de abril de 2017

Mensagem do dia.



Realmente, nada pode nos satisfazer, absolutamente nada, a não ser o sublime amor de Jesus Cristo. A sua maravilhosa graça preenche todo o nosso ser. O seu conhecimento é o mais altos de todos os conhecimentos. O seu ensino é de um poder imenso, cura o corpo e o espírito e garante a felicidade eterna. Não existe uma doutrina do amor tão eficaz no mundo para a vida eterna, como a de Jesus nosso Senhor. Esse amor tem mudado a nossa vida e por isso temos razões de sobra para tê-lo como mestre e Senhor das nossas almas, e assim como o Apóstolo Paulo, podemos dizer que todas as outras coisas deste mundo se tornaram desnecessárias.

Missão Jovem

Na manhã deste Domingo 23 de abril Na comunidade do Bacurau I, dentro das Festividades do padroeiro: Santo Expedito, os jovens, visitaram algumas casas da comunidade e pela tarde as 15h, foi rezado e meditado o terço da misericórdia, logo após com o momento de Adoração a Jesus Sacramento. 








domingo, 23 de abril de 2017

Missa de Abertura da Festa de Santo Expedito, Padroeiro da Comunidade do Bacurau I. É a nossa Paróquia em Festa!







Estamos em Festa na comunidade de Nova Descoberta


De 22 de Abril a 01 de Maio de 2017.
Tema central da Festa deste ano é: " São José Operário, modelo de homem justo e trabalhador ''.

Pastoral dos Noivos


Os casais que estejam interessados a firmar o sacramento matrimonial, durante o mês de abril estamos realizando as inscrições na secretaria da paróquia, para o casamento coletivo que será realizado no mês de junho/2017. Agradece nosso pároco Padre Chagas e a Pastoral dos Noivos.

Nota de Falecimento




A Diocese se solidariza com a família e amigos de Milton Marques neste momento de dor e saudade e reafirma sua presença na Palavra de Deus que diz: "Ditosos os mortos, os que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, que eles descansem de suas fadigas, pois suas obras as acompanham". (Ap 14,13)

Dom Mariano Manzana - Bispo Diocesano